11 julho 2009

Convivio Gang EM

Hoje 11 de Julho de 2009, pela primeira vez convivi com pessoas que tal como eu sofrem de EM.

Foi num Picnic organizado pelo gang da EM, que é um grupo de pessoas que têm em comum serem portadoras de Esclerose Múltipla, e se uniram com o Objectivo de Ajudar pessoas com a mesma patologia, dar a conhecer a Doença, ao mesmo tempo que procuram e encontram desta forma uma maneira de aliviar a pressão sofrida, na maioria dos casos durante longos anos com poucas ou nenhumas respostas.

Conheci este blog através de um dos Fundadores, a Luísa que encontrei por Acaso (ou não...) num Site Norte Americano que se chama PATIENTSLIKEME, vi que nesse Site estavam inscritos 4 Portugueses, entre os quais a Luísa, que me despertou a atenção por ser de Aveiro, sitio onde tenho amigos. A Luísa tem-me surpreendido pela positiva pois é uma pessoa naturalmente vocacionada para ajudar, e revela ser incansável em todo o trabalho que efectua com o objectivo de atingir essa finalidade.

Neste Evento, tirando as pessoas que me acompanharam (Mãe, Esposa e Filho), a Luísa era a única pessoa que conhecia (Virtualmente), pois foi também a primeira vez que nos Vimos e falámos pessoalmente, embora que durante alguns Meses tenhamos falado pela net. Foi estranho,até porque acabámos por falar pouco...
É natural que quando se tem tantas pessoas juntas, a quem tem que dar atenção, o tempo não chegue para todos, o que não quer dizer que alguém seja preterido em relação a outrem.

Foi igualmente estranho, a caminho de Leiria, o meu filho que tem agora sete anos me perguntou onde íamos, se os meus colegas de trabalho estavam lá, enfim, curiosidade natural ao que respondi: Não filho, o Ricardo não vai estar lá, não vai ser um almoço de colegas de trabalho, mas de pessoas que têm a mesma doença do Papá...
Ele aceitou a resposta sem fazer mais perguntas, o que me deixou aliviado naquele momento, mas reforçou a certeza de que um dia vou ter que lhe explicar da melhor forma possível o que se passa comigo, porque não participo nas brincadeiras dele, porque estou sempre cansado e muitas vezes sem paciência! Não vai ser fácil mas está a chegar a altura de o fazer.
Creio que agora ele já está numa idade que vai compreender, ainda que de uma maneira Superficial. Não tenho Dúvida que ele já se apercebeu que alguma coisa não está bem, embora nunca tenha feito qualquer pergunta sobre o assunto.

É o meu principal objectivo ao escrever este blog, que o meu filho possa, quando for crescido, conhecer a minha história contada por mim, da forma mais verdadeira e completa possível, com a esperança que me compreenda e perdoe por algumas coisas que poderão eventualmente suceder.

Adorei o convívio e espero repetir brevemente, pois acho muito importante, não só a troca de ideias e experiências vividas, iguais, diferentes ou parecidas, mas o simples facto de estar num ambiente descontraído sem a preocupação de estar sempre a justificar...Tudo.

Sem comentários: